top of page

Criação de hotéis-fazenda pode ser solução para produtores de gado diante da seca

  • Foto do escritor: Gustavo Uchoa
    Gustavo Uchoa
  • 10 de jan. de 2017
  • 2 min de leitura

Pequenos produtores que não têm condições de arcar com os custos deixariam seus animais no refúgio e, quando a situação financeira melhorasse, eles seriam devolvidos

Em meio à seca, perda de produção e morte de animais, uma alternativa para tentar diminuir os efeitos da estiagem no estado, principalmente na agropecuária, pode ser sinônimo de esperança para produtores de gados, com a criação de hotéis-fazenda no interior.

Os pequenos produtores que não têm condições de arcar com os custos para manter o rebanho deixariam seus animais no refúgio e, quando a situação financeira melhorasse, eles seriam devolvidos. O projeto é uma ideia da federação da agricultura e pecuária do estado.

A proposta de criar hotéis-fazenda no estado começou a ser debatida por técnicos da FAEC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará) há mais de três anos, quando os efeitos da seca começaram a se agravar.

A ideia, de acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Flávio Saboya, é que o governo do estado financie, sem ônus aos criadores, espaços onde eles possam deixar seus animais. Ele defende a medida, principalmente neste período de estiagem, que tem deixado produtores endividados. Além disso, muitos animais morrem diariamente por conta da falta d’água e comida.

À época, o local mais propício para a instalação de um hotel-fazenda seria a Chapada do Apodi, onde existiam canais de irrigação. Os animais seriam transportados em caminhões, financiados pelo Governo do Estado.

“Esses hotéis teriam o objetivo de salvar o rebanho do estado. Pelo menos, uma semente de cada produtor. Ele seria estruturado em uma região que tenha disponibilidade hídrica para ofertar alimentação a esses animais e, ao mesmo tempo, o poder público administraria esses hotéis”, esclarece Flávio Saboya.

Ele ainda afirma que a seca já afasta grandes pecuaristas do estado. Quem tem condições está levando seus rebanhos para estados vizinhos, onde a crise hídrica não é tão grande como no Ceará.

O processo seletivo da escolha dos animais para o hotel-fazenda seria realizado por técnicos especializados. Eles também cuidariam dos rebanhos. Antes da instalação do equipamento, haveria um trabalho de inspeção sanitária. No local, também poderiam ser construídos poços profundos.

 
 
 

Comentários


Destaques

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

Assine nossa lista para novidades, promoções, dicas e eventos.

(85) 3341 8450

©2012 Grupo Aratanha. Orgulhosamente Cearense

bottom of page